Parte 3 - Erros do Ministério de Louvor - Não ensaiar
17/08/2015 2,549 views 0
3º Erro: Não ensaiar.
Começo este artigo fazendo algumas perguntas:
Nossas Igrejas estão repletas de músicos profissionais? cada um estuda a sua parte com perfeição em casa? na hora do culto tudo sai perfeito? essa é a nossa realidade?
Já pude ter a experiência de viver em um ambiente cercado de músicos profissionais que possuem uma leitura fluente de partitura, mesmo com todo o recurso técnico, para que o resultado de uma apresentação fosse perfeito, foram preciso horas de ensaio.
Um exemplo disso foi em um Coral profissional que trabalhei, foram necessários três meses (duas vezes por semana) para que uma única música saísse com perfeição, mesmo com todos os coristas tendo um bom conhecimento de solfejo. Sabem como eram os ensaios? O maestro distribuía as partituras para os naipes vocais (soprano, contralto, tenor e baixo), simultaneamente todos solfejavam suas respectivas vozes por no mínimo duas vezes. Após os solfejos, o maestro passava a música com o texto. O grupo já era maduro musicalmente a tal ponto do maestro não usar instrumento para passar a voz (os ensaios de um coral normalmente é feito com o maestro passando as vozes ao teclado), apenas utilizando o solfejo. Solfejo para quem não sabe, é cantar o que está escrito na partitura sem usar nenhum instrumento como referência.
Se grupos com este nível musical fazem ensaios consistentes, por que nós na Igreja não fazemos da mesma forma? Será que nossos músicos são melhores?
Ministrar sem ensaiar é semelhante a um carro quando quebra a barra de direção, ninguém sabe aonde o carro vai se espatifar, apenas existe a certeza que isso irá acontecer. Não fazer ensaio é ter a certeza que em algum momento do período de louvor algo vai dar errado.
MOTIVOS PARA ENSAIAR
- Para juntar as partes estudas em casa; - Para corrigir prováveis erros individuais; - Para corrigir prováveis erros de conjunto, como as voltas das músicas; - Para unificar o arranjo; - Para os componentes ficarem entrosados; - Para proporcionar segurança ao ministro. Um ministro inseguro é como um cego guiando outro cego; - Para que haja comunhão, o ensaio é onde as diferenças são administradas, ou pelo menos deveria. Às vezes temos problemas entre componentes do louvor por falta de convívio, por um pré-julgamento o conflito persiste; - Para que o propósito da ministração seja passada pelo Ministro; - Para que as músicas novas sejam preparadas e não jogadas de qualquer forma no culto; - Para ter crédito com a Igreja, pois é incoerente o ministro pedir o melhor para a igreja o Ministério de Louvor está executando o pior.
Tenha consciência de que para Deus sempre o melhor e o ensaio é fundamental para que o Ministério de Louvor apresente um louvor de qualidade.
IMPRIMIR BAIXAR