O Orgulho no Ministério de Louvor
15/03/2015 2,973 views 0
O capítulo 1 do livro de Gênesis traz de forma bela o relato da criação do mundo e da humanidade. Dentro deste capítulo encontramos um sentimento que devemos abolir de nossas vidas e ministério.
"Gênesis 1:31 Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia."
E Deus viu que era bom...
Deus nos mostra que sua criação era boa, tudo o que Ele fiz era bom, até mesmo o homem. Entendemos que o homem tinha um elo e um bom relacionamento com Deus até decidir trilhar seu próprio caminho. Sabemos que isso aconteceu quando Adão e Eva decidiram comer do fruto que Deus ordenara não comer (capítulo 3).
O que separa até hoje o homem da vontade de Deus é seu coração orgulhoso que busca por independência, no triste anseio de ser seu próprio Deus. Deus sempre espera ver sua criação como boa, igual ao que tinha em seu jardim, mas para isso acontecer, é preciso reconectar aquilo que fora desligado através do pecado de Adão e Eva. O homem só retorna para a vontade de Deus quando reconhece seu filho como o maior presente dado ao homem para esta reconciliação, não porque merecemos, mas pela sua abundante graça e amor. Ao crer em Cristo, o homem passa pela justificação e vive o processo da santificação. O ato de crer deve ser refletido em vida, através do amor refletido em suas ações, fruto do relacionamento diário com Deus.
Um verdadeiro cristão busca ser bom, colocando em Deus a sua força, fechando todas as portas do orgulho, pois entende que tudo o que faz é para a glória de Deus.
"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. (1Co 10:31 ) "
Reflexão para o Ministério de Louvor
O erro que mais destrói um ministério de Louvor é o orgulho, um coração cheio de si não tem espaço para Cristo. Não tendo Cristo, as ações serão provenientes da vontade própria. Podemos então, definir o orgulho como a ausência de Cristo. Em um ministério de louvor podemos encontrar o orgulho presente quando há pessoas que:
- despedaçam e dividem ministérios através de discórdias;
- centralizam o poder em torno de si;
- roubam a glória de Cristo;
- não aceitam a opinião do próximo;
- não se relacionam em harmonia com o grupo tocando ou cantando sempre mais alto do que o outro;
- não dão bom testemunho;
- não vão as reuniões;
- são indisciplinados, fazendo tudo conforme a sua vontade;
- se acham superiores a todos;
- não buscam crescer espiritualmente;
- não buscam crescimento musical por se acharem bons no que fazem;
- não aceitam exortação dos lideres e pastores;
- humilham o irmão de ministério;
- são debochados;
Infelizmente não é difícil encontrarmos pessoas em nossos ministérios que possuam pelo menos uma característica acima mencionada. Devemos através da oração, aconselhamento, repreensão e exemplo, mudar a nossa realidade ministerial, para a honra e glória de Deus.
Nunca se esqueça desta frase: Sem Cristo um ministério torna-se uma banda, que pode até fazer uma ótima música, porém, nunca um louvor.
Continuaremos falando sobre o orgulho, apresentando outros prismas e discutindo sobre como vencê-lo em nosso ministério.
IMPRIMIR BAIXAR